1 x de R$348,00 sem juros | Total R$348,00 | |
2 x de R$174,00 sem juros | Total R$348,00 | |
3 x de R$116,00 sem juros | Total R$348,00 | |
4 x de R$97,43 | Total R$389,73 | |
5 x de R$78,36 | Total R$391,78 | |
6 x de R$65,64 | Total R$393,83 | |
7 x de R$56,37 | Total R$394,60 | |
8 x de R$49,58 | Total R$396,62 | |
9 x de R$44,35 | Total R$399,12 | |
10 x de R$40,06 | Total R$400,58 | |
11 x de R$36,59 | Total R$402,50 | |
12 x de R$33,65 | Total R$403,82 |
Dimensões: 42 cm altura x 30 cm comprimento (o quadro está incluido).
Impressão em risografia rosa, azul cobalto e amarelo sobre papel pólen 140 g.
Sobre a colagem
Nossa Senhora de Guadalupe é uma aparição mariana da Igreja Católica de origem mexicana. A Virgem de Guadalupe, cujo principal centro de culto é a Basílica de Guadalupe, no monte Tepeyac, ao norte da Cidade do México. No ano de 1531, a virgem apareceu quatro vezes para o indígena chichimeca Juan Diego Cuauhtlatoatzin, que pertencia à baixa casta dos Astecas. A santa pediu a Juan Diego que contasse ao bispo do México, Juan de Zumárraga, de seu desejo de que fosse erguido para ela um templo. Mas Zumárraga não acreditou em Juan Diego até que ele voltou à sua presença, após a quarta aparição da virgem, com sua bolsa de trabalho cheia de flores que cortou no alto do monte, a pedido da santa. Ao abrir a bolsa, as flores caíram aos pés do bispo e no tecido estava gravada a imagem da Virgem de Guadalupe, com traços mestiços e pele escura. Essa imagem é reproduzida na colagem, inclusive as estrelas do manto que reproduzem o céu da manhã de 12 de dezembro de 1531, quando ocorreu a última aparição e era o solstício de inverno, importante data para a cultura Asteca. Os demais elementos, das caveiras às flores e aves, fazem referência a região de Tepeyac e à cultura mexicana. A veneração à santa transcende os limites da religião, transformando-a em um símbolo nacional. Juan Diego, cinco séculos depois, se tornou o primeiro santo indígena das Américas (canonizado em 2002).
pt
José Sampaio é artista visual e diretor de arte e vive em São Paulo. Desde 2017, utilizando o a.k.a _Insumo vem se destacando como ilustrador e colagista desenvolvendo trabalhos de ilustração, colagens, design e motion graphics a partir de linguagem autoral.
Tem trabalhos publicados em periódicos brasileiros como a Folha de São Paulo e em revistas internacionais como a publicação portuguesa A Bica e a Revista canadense Kolaj. Foi diretor de arte e motion designer de algumas séries e documentários como “Utopia Brasil” de Newton Cannito (Cidade dos Homens, 9MM) para o Canal Brasil, “Descarte” de Leonardo Brant para o Prime Video da Amazon, ”Cibernéticas” de Graziela Mantoanelli e ”Inovar é um Parto” de Patricia Travassos na Globoplay.
Ministra cursos sobre colagem e arte contemporânea em instituições como o Sesc, Itaú Cultural e Lab Mundo Pensante.
Conheça mais sobre o trabalho em www.insumocollage.com.
en
José Sampaio is a visual artist and art director based in São Paulo. Since 2017, using the a.k.a _Insumo, he has been standing out as an illustrator and collagist, developing illustration, collage, design and motion graphics works based on his own language.
His work has been published in Brazilian periodicals such as Folha de São Paulo and in international magazines such as the Portuguese publication A Bica and the Canadian magazine Kolaj. He was the art director and motion designer for several series and documentaries, such as “Utopia Brasil” by Newton Cannito (Cidade dos Homens, 9MM) for Canal Brasil, “Descarte” by Leonardo Brant for Amazon Prime Video, “Cibernéticas” by Graziela Mantoanelli and “Inovar é um Parto” by Patricia Travassos on Globoplay. He teaches courses on collage and contemporary art at institutions such as Sesc, Itaú Cultural and Lab Mundo Pensante.
Learn more about his work at www.insumocollage.com.